Pensando em começar uma horta? Confira algumas dicas que vão te ajudar
- Lucas Lucena
- 16 de dez. de 2022
- 3 min de leitura

Preparar a terra, acompanhar o crescimento das plantas e colher os próprios alimentos são algumas das vantagens de cuidar de uma horta em casa. Pode ser menor e ter temperos para uso diário, ou pode ser bem grande e produzir vegetais suficientes para alimentar uma família. Não importa se é grande ou pequeno: começar uma horta é também um investimento na melhoria da qualidade de vida!
Se os benefícios de ter uma horta são inegáveis, mais ainda é começar uma horta. Afinal, como se prepara o solo? Quando fertilizar? Usando sementes ou mudas? Que espécie cultivar? Essas e outras dúvidas são tão comuns que listamos aqui as respostas para você tirar sua horta do papel. Segue!

1 – Planejamento do Jardim
Antes de iniciar uma horta, é importante planejar para que área será utilizada. O primeiro passo é definir se é uma horta caseira, comercial, comunitária ou algum outro tipo de espaço. Depois, é preciso verificar a disponibilidade de áreas, ferramentas e insumos para que o trabalho possa de fato começar. Anote tudo o que você já tem e tudo o que ainda precisa para ser produtivo, como enxadas, adubo, mudas ou sementes, regadores e outros itens importantes para começar a cultivar sua horta. Se tiver animais, avalie a necessidade de espaço no recinto, que só pode ser feito com tela de arame, ou parede de concreto se os animais se enterrarem embaixo do recinto.

2 - Avaliação de terreno
Em geral, um bom solo para iniciar uma horta deve ser plano, receber luz solar e vento moderado, estar próximo a uma fonte de água e não reter chuva ou irrigação, pois isso pode levar ao apodrecimento das raízes. Antes do plantio, é necessário remover formigueiros, grama, areia, pedras e outros tipos de entulho, como restos de construção e lixo. Faça esboços para planejar o tamanho dos canteiros e ruas. A largura da cama é geralmente entre 90-120 cm. As ruas devem ter largura de 30 a 50 cm para facilitar a passagem de pessoas e equipamentos. Ao dimensionar seus canteiros, procure saber o espaçamento recomendado para o plantio das hortaliças que deseja cultivar.
3 - Ferramentas e Suprimentos
Para iniciar uma horta, você precisa de algumas ferramentas. Os mais comuns são enxadas, pás, podadores, colheres de transplante, pulverizadores, carrinhos de mão e regadores, mas tudo depende do tamanho do seu jardim e do que você pretende cultivar. Todos esses itens devem ser lavados e secos após o uso para evitar ferrugem e prolongar sua vida útil. Você também pode precisar de outras ferramentas, como sinais para identificar plantações, telas e fios para cercar seu jardim, filme plástico ou toldos para cobrir suas plantas, etc. O ideal é que tudo isso seja planejado antes de iniciar a horta para reduzir os custos, mas nada impede que você adquira esses itens durante o plantio.
4 - Pré-tratamento do solo
O preparo do solo para o plantio é fundamental: não deve ser compacto nem conter muitos resíduos, pois essas características são difíceis de melhorar. O ideal é que seja aberto, o que facilita o trabalho e é mais adequado para a alimentação das plantas. Após a limpeza do terreno, o solo deve ser revolvido com enxada para reduzir a compactação e nivelar os canteiros. Chama-se plantio convencional, mas também pode-se optar pelo plantio direto, onde as mudas ou sementes são colocadas no solo - esta técnica não é recomendada para o cultivo de tubérculos. Para a cobertura, podem ser usados materiais de outra área, como palha e capim, ou podem ser cultivadas plantas de cobertura no terreno e cortadas após o crescimento.
5 - Escolher as hortaliças
A preferência das hortaliças depende de fatores quanto a extensão livre , o clima da zona, a tempo do ano e o época livre para os cuidados. Algumas espécies que têm à-toa cultura e produzem com saúde em praticamente qualquer clima e zona do território restabelecido a salsa, a hortelã, o manjericão, as abóboras, a batata-doce, o quibombó e as pimentas.
Você pode escolher pela encomenda de sementes em latas ou pacotes, em que é provável receber mais segurança em relacionamento à variedade e à abonamento do fabrico em equiparação com as sementes a granel. Outra liberdade é ficar mudas, avaliando se elas não têm manchas nas folhas ou galhas nas raízes, o que pode completar trazendo pragas e doenças para toda a horta
Com todas essas dicas, começar uma horta vai ficar bem mais fácil, não é? Fique por dentro do nosso blog para conferir outros cuidados e recomendações!